quinta-feira, 28 de setembro de 2017

2017 adventure | Budapest II ♥





Então vamos lá à 2ª parte desta viagem!
Seguindo as fotografias, dei um enorme passeio pela Margaret Island (enorme mesmo porque a ilha tem quase 3km de comprimento) e aproveitei cada parque, cada flor e cada paisagem. No verão, acontecem aqui muitos concertos ao vivo e ao ar livre. Confesso que tive uma pontinha de inveja!
Nestas fotografias vemos também St. Stephen's Basilica, um local de culto lindíssimo. Lá está o maior tesouro da Hungria, a mão mumificada do 1º Rei e agora padroeiro protetor do país :)
Recebi uma rosa em forma de gelado e bem, adorei tanto que não era capaz de a comer! Gelarto Rosa é o nome da geladaria e vale bem a pena vê-los a fazer cada rosa à mão. Quanto a comidas, um dos pratos tradicionais é uma espécie de massa de batata (nhoque, penso eu que assim se escreva) e as carnes sempre acompanhadas de molho paprika (doce ou picante). Fui muitas vezes a um restaurante onde só serviam peixe, Halkakas, e era divinal. O peixe em Budapeste normalmente não se caracteriza por ser fresco e este é um dos sítios de confiança para se optar pelo peixe (em hambúrguer, no prato, panado, grelhado, etc). O ambiente era espetacular e a malta já oferecia uns belos shots de Palinka, a bebida tradicional húngara que chega aos 60% de volume de álcool. Mata qualquer um! Trouxe umas garrafinhas e também uma garrafa grande de Unicum para, mais tarde, fazer um candeeiro :) 
Claro está, não pude deixar visitar mais um Hard Rock Café e comprar mais um copo para a minha coleção que está a ficar grande demais (e ainda bem!).

Nem tudo tem de ser alegre e, a par do Terror Museum onde estive dentro de salas de tortura e executamento no regime Nazi (e onde me esforcei para não chorar), não deixei de visitar a 2ª maior sinagoga do mundo: Budapest Great Synagogue. Lá foram mortos centenas e centenas de judeus e o próprio ambiente é pesado e de puro silêncio. Existem imensas homenagens como, por exemplo, uma enorme árvore feita de metal em que cada folha tem o nome de alguém que não sobreviveu à guerra. Novamente refiro que a cidade ainda se encontra a recuperar desta guerra horrível (a Liberty Bridge que também coloquei aqui foi totalmente destruída pelo que esta é apenas uma reprodução fiel à verdadeira) e ainda bem que nós, em Portugal, não tivemos de passar por nada disto :( 

Passando para coisas mais alegres, o mercado municipal é lindo e local, cheio de coisas boas e cheirosas. O que mais gostei de conhecer foi o Hungarian Parlament que é estrondoso por fora e por dentro. É bonito demais, não dá para explicar. Só vendo com os próprios olhos. É gigantesco e tem enormes salas! Em uma delas está guardada o tesouro real onde, de 15 em 15 minutos, os dois guardas que lá se encontram, fazem uma espécie de ritual protocolar e circulam à volta do tesouro com as suas armas. Essa mesma sala tem uma altura enorme e contém estátuas de todos os reis da Hungria. Não é permitido tirar fotografias.

A língua é dificílima e não se compreende nada de nada! A moeda é o florim, bem fraco em relação ao euro. É então uma cidade bem barata para viajar. Tive oportunidade de voltar a rever o meu amigo Pedro, amigo de licenciatura, que já não via há imenso tempo! O Pedro é produtor televisivo em Budapeste há aproximadamente 1 ano e de lá não quer sair :) Já tinha imensas saudades e foi tão bom recordar momentos passados no jantar que preparou na sua casa. Não há palavras para descrever o sentimento de saber que ele está bem!

Mais... Hummm... Ah! Visitei mais um banho termal, desta vez no Gellert Hotel&Spa. Com uma decoração de perder a respiração, não desiludiu em nada. Relaxei tanto que até consegui descansar em águas a 40 graus :)

Budapeste é uma cidade maravilhosa, de facto. À noite, consegue ficar ainda mais bonita com todas as luzes que iluminam todos os edifícios históricos, que são muitos.
Gostei tanto que me custou abdicar de tempo para ir a Bratislava, na Eslováquia. Mas valeu muito a pena, esperem para ver porquê :)






























































2 comentários:

  1. Fiquei com vontade de ir.... artigo muito bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Bruno! Se forem não se vão arrepender. Budapeste é isto e muito mais =D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...