Este belo ramo de Narcisos foi-me oferecido por uma grande, grande amiga. Após um dia inteiro de trabalho, cheguei a casa e lá estava esta surpresa :) Adoro estas flores e tudo o que simbolizam.
Conforme a mitologia grega, o mito de Narciso alerta para o perigo da autocontemplação excessiva. Filho do Rei Céfiso e da ninfa Liríope, teria uma vida longa caso nunca se olhasse. Durante toda a sua vida desprezou paixões e o amor pela ninfa Eco. Um dia, ao beber água num lago, viu a sua imagem e logo se apaixonou. Quando a tentava agarrar, ela desvanecia-se imediatamente. Narciso nunca mais saiu da beira do lado e morre então devido ao encantamento pela sua própria beleza. No sítio, os Deuses transformaram o seu corpo em flor. Numa flor que contemplaria para sempre o lago (daí a sua inclinação para a frente).
O mito de Narciso está presente em todos nós e simboliza a capacidade de olharmos para nós próprios. Reflete um dos princípios da natureza humana que consiste na ideia de que o Homem cria tudo à sua imagem e tudo o que vê deriva do seu reflexo. Será mau gostarmos demasiado da nossa imagem? Desde que haja atenção para outras pessoas e para outros aspetos da nossa vida, uma pitada de Narcisismo nunca fez mal a ninguém. É a falta de amor-próprio que desencadeia a maioria das más atitudes que vemos hoje em dia. Vamos gostar de nós. E muito. Sim? :)
***
Adorei as fotos e as flores, são realmente muito bonitas! E esse tiara que você está usando é linda, combinou muito contigo :) Beijooo
ResponderEliminarMuito obrigada querida Laís! Sempre simpática :) Beijinhoo*
EliminarQue lindooo! E nossa, seu cabelo é tão perfeito <3
ResponderEliminarMuito obrigada Bruna! Beijo grande <3
EliminarOs meus pais chamam-me narcisista cada vez que me vêem a tirar selfies! Fora de moda, pá! ihih :P
ResponderEliminarBeijinhos
Ahahah se todo o mal do narcisismo fosse tirar selfies :P Beijinhos*
ResponderEliminarAcredita que essa semana estava pensando exatamente na história do Narciso? A luz do espelho da minha casa não é muito boa, então não consigo notar muito as "imperfeições". Esses dias me vi em um espelho diferente, com a luz bem forte vi "algumas coisas erradas". No caso, tive o efeito reverso, fiquei mal comigo mesmo. Então pensei, quantas pessoas será que não se sentem mal quando se olham no espelho e quantas devem se sentir bem ao mesmo tempo. E como nos sentiríamos se não pudéssemos ver a nós mesmos. Enfim, um pensamento complicado, nem eu consigo explicar direito.
ResponderEliminarA sério Daise? Que coincidência :) Sim, isso é certo. Enquanto há pessoas que não se gostam de ver ao espelho, outras gostam. Se bem que acho que as que não se conseguem olhar, sofrem algum tipo de complexo e isso não é saudável. Devemos gostar de nós próprios e mudar o que não gostamos.
EliminarAcho que há uma grande diferença entre ter auto-estima e amor-próprio e ser-se narcisista. Embora às vezes a linha entre ambos seja ténue. Eu acho que olhar-me ao espelho é sempre um pau de dois bicos... Consoante o ângulo, a maquilhagem, e uma data de factores que influenciam a imagem que temos de nós próprios. O teu cabelo está tão brilhante btw!^^ :)*
ResponderEliminarConcordo Nancy :) E estou cheia de inveja da tua viagem :) Obrigada :D Beijinho grande!
Eliminar